Trabalhos Científicos 2023

Trabalhos Científicos 2023

Os trabalhos científicos serão designados ao 61º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto ou à Jornada Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas-UERJ no momento da submissão dos resumos de temas livres, de acordo com a área temática proposta, e dentro do prazo abaixo:

• Data limite para recebimento dos resumos: 25 de junho de 2023
Prorrogado até 08 de julho de 2023.

• Divulgação do resultado da avaliação: A partir de 25 de julho de 2023.


Instruções para submissão de resumos – Temas Livres
Áreas temáticas
Normas para preparação dos resumos – Temas Livres
Instruções para trabalhos aprovados
Comissão Julgadora
Premiação
Publicação
Certificados


INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS – TEMAS LIVRES

1. O resumo poderá ser enviado pelo autor principal ou por um dos coautores, desde que este esteja inscrito no evento;
2. O envio do resumo será realizado, exclusivamente, pela plataforma do evento;
3. No site do evento, acesse a área restrita, aba “Inscrições”, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos;
4. Clique no menu “Submissões” e selecione a aba “Submeter”;
5. Siga as instruções da tela, fornecendo os dados solicitados. Preencha todos os campos do formulário eletrônico;
6. No ato de submissão do trabalho, o autor deverá primeiramente selecionar a “modalidade” de envio do resumo:

a. 61º CONGRESSO CIENTÍFICO DO HUPE-UERJ | Oncologia – um olhar para o futuro (Exclusivamente temas relacionados à Oncologia)
ou
b. JORNADA ACADÊMICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS-UERJ – JAFCM88 anos | [Exclusivo para a graduação (Iniciação à Docência, Monitoria, Estágio Interno ou Externo, Iniciação Científica ou Tecnológica), pós-graduação stricto sensu (Mestrado Acadêmico/Profissional e Doutorado) e pós-graduação lato sensu (Residência Médica e Especialização) da FCM-UERJ]

7. Em seguida, deverá ser indicado o nome do autor principal e sua afiliação (instituição de origem e categoria acadêmico-profissional);
8. No ato de submissão do trabalho, deverá ser indicado o nome do autor apresentador – sendo permitido que este seja o autor principal ou um dos coautores;
9. Indicar apoio financeiro, se houver;
10. Antes de submeter o seu resumo, revise-o com atenção. Somente serão permitidas alterações até o prazo final de envio dos trabalhos científicos;
11. Ao submeter o trabalho, os autores assumem o cumprimento da legislação e normas éticas que regem a pesquisa envolvendo seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e Comitê de Ética no uso de Animais;
12. Após a submissão do resumo, todos os autores cadastrados receberão e-mail automático de confirmação. Caso não o receba, entre em contato por e-mail com a organização do evento.

ÁREAS TEMÁTICAS:

61º CONGRESSO CIENTÍFICO DO HUPE-UERJ | Oncologia – um olhar para o futuro
>>> Serão aceitos resumos exclusivamente relacionados à Oncologia, nas áreas:

o Ciência básica
o Clínica Cirúrgica
o Cuidados Paliativos
o Diagnóstico
o Tratamento e reabilitação

JORNADA ACADÊMICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS-UERJ – JAFCM88 anos
>>> Serão aceitos resumos de temas livres nas áreas:

o Extensão / Ligas Acadêmicas
o Formação Médica e Educação em Saúde
o Pesquisa Básica e Clínica

NORMAS PARA PREPARAÇÃO DOS RESUMOS

1. Os resumos devem ser enviados somente em português, conforme as regras vigentes da língua escrita;
2. Os resumos submetidos deverão consistir em trabalhos originais em andamento ou concluídos (2021-2023), na forma de: resumos científicos, relato de caso ou relato de experiência;
3. Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura (exceto revisão sistemática/metanálise) ou projetos ainda não iniciados;
4. O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado. Este deverá conter, no máximo, 250 caracteres com espaços e ser escrito em letras maiúsculas;
5. O autor principal deverá ser listado como o primeiro autor. O orientador do trabalho deverá ser listado como o último autor;
6. O nome do autor apresentador deverá ser indicado;
7. Será permitido um total de dez (10) autores, incluindo o autor principal e orientador;
8. As informações pertinentes à afiliação (instituição de origem) de cada um dos autores e respectiva categoria profissional, conforme a seguir: aluno de graduação, pós-graduação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado), pós-graduação lato sensu (residência ou especialização) ou profissional (docente, preceptor, profissional de saúde, gestor), deverão ser indicadas no formulário de submissão;
9. O texto do trabalho deverá ser digitado em corpo único, com limite máximo de 2500 caracteres com espaços (não inclui título, autoria/afiliações), e deverá ser estruturado conforme a seguir:

a. Resumo Científico: “Introdução”, “Objetivo”, “Metodologia”, “Resultados” e “Conclusões”.
b. Relato de Caso: “Introdução”, “Apresentação do Caso” e “Discussão”.
c. Relato de Experiência: “Introdução”, “Objetivo”, “Desenvolvimento da Experiência” e “Conclusões”.

10. Não incluir figuras, tabelas ou referências bibliográficas no resumo;
11. Resultados baseados em afirmações como “dados ainda não coletados”, “resultados serão apresentados”, “análises ainda não iniciadas” não serão considerados para avaliação. Estudos em andamento podem apresentar resultados preliminares. As conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados no resumo;
12. Não serão permitidos nomes comerciais, apenas os nomes genéricos de drogas, e escritos em letras minúsculas;
13. Indicar apoio financeiro, se houver.

INSTRUÇÕES PARA TRABALHOS APROVADOS

Apresentação Oral:

1. Prepare sua apresentação oral para o tempo máximo de sete (07) minutos;
2. O arquivo de Apresentação Oral deverá ser confeccionado em formato de slides PowerPoint utilizando o template do Congresso, disponibilizado aqui;
3. Para melhor identificação, pedimos inserir no 1º slide de apresentação do trabalho: código do resumo, título completo do trabalho, autores e local de realização.
4. A apresentação deverá, obrigatoriamente, conter: Introdução, Objetivo principal, Metodologia, Resultados e breve discussão/Conclusão. Figuras/imagens, tabelas e gráficos são incentivados;
5. O autor apresentador deverá estar presente na sala, pelo menos, 30 minutos antes do início da respectiva sessão, de forma a permitir a realização de testes de som e upload de sua apresentação;
6. A agenda de apresentações será organizada pela Comissão Científica e seguirá o cronograma do evento, o qual será disponibilizado no site;
7. O autor apresentador deverá estar disponível dentro do período integral da respectiva sessão para responder às perguntas do moderador e dos participantes.

Pôster Impresso:

1. O pôster deverá ser confeccionado utilizando o template do Congresso, disponibilizado aqui;
2. Medidas para confecção e impressão do pôster: 1,20m (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90m (noventa centímetros) de LARGURA;
3. O tamanho e tipo da fonte, assim como o estilo do pôster estarão a critério dos autores, devendo permitir fácil visualização. Evite textos longos;
4. O pôster apresentado deverá corresponder ao resumo submetido e aprovado pela Comissão Julgadora;
5. Para melhor identificação, solicitamos inserir o código do resumo, título completo, autores e afiliações no cabeçalho do pôster;
6. Título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência do autor principal, introdução, método, resultados, breve discussão/conclusão e referências bibliográficas são elementos essenciais para a construção do pôster;
7. É incentivada a inclusão de imagens, figuras e tabelas no pôster impresso, desde que devidamente acompanhadas por legenda;
8. Não será permitida qualquer forma de identificação dos participantes da pesquisa ou estudo e o uso de imagens (fotos ou exames) deve garantir o anonimato;
9. Os pôsteres deverão ser fixados nos locais determinados pela Comissão Organizadora, seguindo o cronograma do evento disponibilizado no site;
10. A Comissão Organizadora não fornecerá cordinha ou fita adesiva para fixação do pôster;
11. O pôster deverá ser apresentado em cinco (05) minutos, seguidos de dois (02) minutos de debate com o avaliador, caso seja solicitado;
12. O apresentador deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Congresso e deverá estar presente junto ao pôster durante o cronograma estabelecido;
13. A confecção do pôster impresso é de responsabilidade do autor que vai expor (apresentar o trabalho) durante o evento;
14. Os pôsteres não removidos dentro do período determinado pela organização do evento serão descartados.

COMISSÃO JULGADORA

1. A Comissão Julgadora será constituída por membros designados pela Comissão Científica / Temas Livres do Congresso HUPE e JAFCM88;
2. A Comissão Julgadora reserva-se ao direito de decidir entre apresentação oral ou pôster;
3. Na avaliação dos trabalhos serão considerados os seguintes itens: redação e estrutura, originalidade, metodologia científica, resultados, impacto e relevância em estratégias de saúde.

PREMIAÇÃO

1. Os melhores trabalhos do evento serão definidos pela Comissão Julgadora, entre aqueles selecionados para apresentação oral;
2. Serão agraciados com reconhecimento de mérito os trabalhos em destaque por área temática, sendo considerados os melhores do evento.

PUBLICAÇÃO

1. Os resumos aprovados nas áreas temáticas em Oncologia do 61º Congresso Científico HUPE serão publicamos como edição suplementar da Revista HUPE – Brazilian Journal of Health and Medical Sciences;
2. Os melhores trabalhos do 61º Congresso Científico HUPE serão convidados à publicação na Revista HUPE – Brazilian Journal of Health and Medical Sciences como artigo original ou resumo expandido, conforme as normas de publicação científica e após revisão por pares;
3. Os resumos de temas livres da Jornada Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas – JAFCM88 serão publicados em e-book como Anais do evento.

CERTIFICADO

1. Após o congresso, os certificados eletrônicos serão disponibilizados na plataforma de inscrição e submissão de trabalhos, mediante presença no evento. Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar o menu “Certificados”, localizado na área restrita do evento;
2. Não serão emitidos certificados a trabalhos não apresentados.

Realização
Participação
Apoio
Patrocínio Ouro
Patrocínio Bronze