Jornada Acadêmica FCM 2024

JORNADA ACADÊMICA FCM 2024

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

  • Data limite para recebimento dos resumos: 17 de junho de 202424 de junho de 2024
  • Divulgação do resultado da avaliação: a partir de 16/07/2024

Instruções para submissão de resumos – Temas Livres
Normas para preparação dos resumos – Temas Livres
Instruções para trabalhos aprovados
Comissão Julgadora
Publicação
Certificados

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS – TEMAS LIVRES

  1. O resumo poderá ser enviado pelo autor principal ou por um dos coautores, desde que este esteja inscrito no evento;
  2. São elegíveis para submissão: alunos de graduação (monitoria, estágio interno ou externo, iniciação científica ou iniciação tecnológica), pós-graduação Stricto Sensu (mestrado acadêmico/profissional ou doutorado) e pós-graduação Lato sensu (residência médica ou especialização) da FCM.
  3. O envio do resumo será realizado, exclusivamente, pela plataforma do evento;
  4. No site do evento, acesse a área restrita, aba “Inscrições”, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos;
  5. Clique no menu “Submissões” e selecione a aba “Submeter”;
  6. Siga as instruções da tela, fornecendo os dados solicitados. Preencha todos os campos do formulário eletrônico;
  7. No ato de submissão do trabalho, deverá ser indicado o nome do autor principal e sua afiliação (instituição de origem e categoria profissional);
  8. No ato de submissão do trabalho, deverá ser indicado o nome do autor apresentador – sendo permitido que este seja o autor principal ou um dos coautores;
  9. Antes de submeter o seu resumo, revise-o com atenção. Somente serão permitidas alterações até o prazo final de envio dos trabalhos científicos;
  10. Ao submeter o trabalho, os autores assumem o cumprimento da legislação e normas éticas que regem a pesquisa envolvendo seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e Comitê de Ética no uso de Animais;
  11. Após a submissão do resumo, todos os autores cadastrados receberão e-mail automático de confirmação. Caso não o receba, entre em contato por e-mail com a organização do evento.

NORMAS PARA PREPARAÇÃO DOS RESUMOS – TEMAS LIVRES

  1. Os resumos devem ser enviados somente em português, conforme as regras vigentes da língua escrita;
  2. Os resumos submetidos deverão consistir em trabalhos originais em andamento ou concluídos, na forma de: resumos científicos, relato de caso ou relato de experiência;
  3. Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura ou projetos ainda não iniciados;
  4. O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado. Este deverá conter, no máximo, 250 caracteres com espaços e ser escrito em letras maiúsculas;
  5. O autor principal deverá ser listado como o primeiro autor. O orientador do trabalho deverá ser listado como o último autor;
  6. O nome do autor apresentador deverá ser indicado;
  7. Será permitido um total de dez (10) autores, incluindo o autor principal e orientador;
  8. As informações pertinentes à afiliação (instituição de origem) de cada um dos autores e respectiva categoria profissional, conforme a seguir: staff (docente, preceptor, profissional de saúde, gestor), residente ou especializando, aluno de graduação, aluno de pós-graduação stricto sensu, deverão ser indicadas no formulário de submissão;
  9. O texto do trabalho deverá ser digitado em corpo único, com limite máximo de 2500 caracteres com espaços (não inclui título, autoria/afiliações), e deverá ser estruturado conforme a seguir:
    1. Resumo Científico: “Introdução”, “Objetivo”, “Metodologia”, “Resultados” e “Conclusões”.
    2. Relato de Caso: “Introdução”, “Apresentação do Caso” e “Discussão”.
    3. Relato de Experiência: “Introdução”, “Objetivo”, “Desenvolvimento da Experiência” e “Conclusões”.
  10. Não incluir figuras, tabelas ou referências bibliográficas no resumo;
  11. Resultados baseados em afirmações como “dados ainda não coletados”, “resultados serão apresentados”, “análises ainda não iniciadas” não serão considerados para avaliação. Estudos em andamento podem apresentar resultados preliminares. As conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados no resumo;
  12. Não serão permitidos nomes comerciais, apenas os nomes genéricos de drogas, e escritos em letras minúsculas;
  13. Indicar apoio financeiro, se houver.

  

INSTRUÇÕES PARA TRABALHOS APROVADOS

Modalidade Apresentação Oral:

  1. Prepare sua apresentação oral para o tempo máximo de sete (07) minutos;
  2. O arquivo de Apresentação Oral deverá ser confeccionado em formato de slides PowerPoint utilizando o template da Jornada, disponibilizado aqui;
  3. Para melhor identificação, pedimos inserir no 1º slide de apresentação do trabalho: código do resumo, título completo do trabalho, autores e local de realização.
  4. A apresentação deverá, obrigatoriamente, conter: Introdução, Objetivo principal, Metodologia, Resultados e Conclusão. Figuras/imagens, tabelas e gráficos são incentivados;
  5. O autor apresentador deverá estar presente na sala, pelo menos, 30 minutos antes do início da respectiva sessão, de forma a permitir a realização de testes de som e upload de sua apresentação;
  6. A agenda de apresentações será organizada pela Comissão Científica e seguirá o cronograma do evento, o qual será disponibilizado no site;
  7. O autor apresentador deverá estar disponível dentro do período integral da respectiva sessão de para responder às perguntas do moderador e dos participantes.

Modalidade Pôster Impresso:

  1. O pôster deverá ser confeccionado utilizando o template da Jornada, disponibilizado aqui;
  2. Medidas para confecção e impressão do pôster: 1,20m (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90m (noventa centímetros) de LARGURA;
  3. O tamanho e tipo da fonte, assim como o estilo do pôster estarão a critério dos autores, devendo permitir fácil visualização. Evite textos longos;
  4. O pôster apresentado deverá corresponder ao resumo submetido e aprovado pela Comissão Julgadora;
  5. Para melhor identificação, solicitamos inserir o código do resumo, título completo, autores e afiliações no cabeçalho do pôster;
  6. É incentivada a inclusão de imagens, figuras e tabelas no pôster impresso, desde que devidamente acompanhadas por legenda;
  7. Não será permitida qualquer forma de identificação dos participantes da pesquisa ou estudo e o uso de imagens (fotos, exames, etc.) deve garantir o anonimato;
  8. Os pôsteres deverão ser fixados nos locais determinados pela Comissão Organizadora, seguindo o cronograma do evento disponibilizado no site;
  9. A Comissão Organizadora não fornecerá cordinha ou fita adesiva para fixação do pôster;
  10. O pôster deverá ser apresentado em cinco (05) minutos, seguidos de dois (02) minutos de debate com o avaliador, caso seja solicitado;
  11. O apresentador deverá, obrigatoriamente, estar inscrito na Jornada e deverá estar presente junto ao pôster durante o cronograma estabelecido;
  12. A confecção do pôster impresso é de responsabilidade do autor que vai expor (apresentar o trabalho) durante o evento;
  13. Os pôsteres não removidos dentro do período determinado pela organização do evento serão descartados.

COMISSÃO JULGADORA

  1. A Comissão Julgadora será constituída por membros designados pela Comissão Científica da Jornada Científica;
  2. A Comissão Julgadora reserva-se ao direito de decidir entre apresentação oral ou pôster;
  3. Na avaliação dos trabalhos serão considerados os seguintes itens: redação e estrutura, originalidade, metodologia científica, resultados, impacto e relevância em estratégias de saúde;

PUBLICAÇÃO

  1. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do evento, publicado pela Editora FCM

CERTIFICADO

  1. Após o congresso, os certificados eletrônicos serão disponibilizados na plataforma de inscrição e submissão de trabalhos, mediante presença no evento. Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar o menu “Certificados”, localizado na área restrita do evento;
  2. Não serão emitidos certificados a trabalhos não apresentados.

A Jornada Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que ocorrerá na semana do 61º Congresso Científico do HUPE, entre os dias 21 e 22 de agosto de 2023, comemora os 88 anos da FCM (JAFCM88) e tem como principais objetivos a divulgação e ampliação da discussão de diferentes temas relacionados às Ciências Médicas.

A JAFCM88 está estruturada, prioritariamente, nas apresentações de temas livres a partir dos projetos técnico-científicos desenvolvidos por alunos da graduação (Iniciação à Docência, Monitoria, Estágio Interno ou Externo, Iniciação Científica ou Tecnológica), pós-graduação stricto sensu (Mestrado Acadêmico/Profissional ou Doutorado) e pós-graduação lato sensu (Residência Médica e Especialização) da Faculdade de Ciências Médicas.

Programação preliminar:

SEGUNDA-FEIRA (21/08/2023)
 AUDITÓRIO 1AUDITÓRIO 2AUDITÓRIO 3
MANHÃ9:00 – 10:20h

9:00h – Abertura

9:15h – Conferência Magna

  
10:30 – 11:45hApresentação de Temas LivresApresentação de Temas LivresExposição Medicina e Arte
ALMOÇO12:00 – 14:00hAPRESENTAÇÃO DE PÔSTERES / FEIRA DAS LIGAS ACADÊMICAS
TARDE14:00 – 15:20hApresentação de Temas LivresApresentação de Temas LivresExposição Medicina e Arte
15:30 – 16:45hApresentação de Temas LivresApresentação de Temas LivresExposição Medicina e Arte
     
TERÇA-FEIRA (22/08/2023)
  AUDITÓRIO 1AUDITÓRIO 2AUDITÓRIO 3
MANHÃ9:00 – 10:20hApresentação de Temas LivresApresentação de Temas LivresExposição Medicina e Arte
10:30 – 11:45hSessão Interativa: Residência MédicaApresentação de Temas LivresExposição Medicina e Arte
ALMOÇO12:00 – 14:00hAPRESENTAÇÃO DE PÔSTERES / FEIRA DAS LIGAS ACADÊMICAS
TARDE14:00 – 15:20h  Encerramento | Premiação  

Público-alvo: Exclusivo para alunos, docentes e demais profissionais da Graduação, Pós-Graduação stricto sensu e Pós-Graduação lato sensu da FCM-UERJ.

Instruções para elaboração e submissão de resumos de temas livres, clique aqui.

COMISSÕES JAFCM88

COCRIAÇÃOCIENTÍFICACULTURAL
Alexandra MonteiroAlexandra MonteiroDayane Figueiredo
Claudia MachadoBernardo ChedierLuciana Rodrigues
Dayane FigueiredoFlavia BandeiraPedro Ribeiro
Flavia BandeiraGabriela BarrosoYasmin Torres
Karoline RorizLuciana RodriguesJulia Berg
Luciana RodriguesMarina Biar 
Maud PariseMario Fritsch 
Mario FritschMaud Parise 
Ricardo BedirianPatrícia Dutra 
Roberta CobasPedro Ribeiro 
Thaís AmadeuRicardo Bedirian 
Yasmin TorresRoberta Cobas 
 Robson Leão 
 Rodrigo Alves 
 Thaís Amadeu 
 Theo Herszage 
 Thiago Mafort