Temas Livres

Trabalhos Aprovados

 

REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO DE TEMAS LIVRES

O tema livre deve ser um trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos e expressos de uma forma clara, expondo as ideias essenciais e sendo capaz de transmitir todas as informações a que foi proposto.

O título deve refletir o conteúdo do trabalho, visando o equilíbrio entre concisão e abrangência. Atraindo o leitor a se interessar pelo trabalho. Deve ser bem escolhido, específico e objetivo.

O trabalho deve ser apresentado segundo a linguagem e método próprio de uma ciência, com estrutura lógica de argumentação, apresentando inicialmente o problema ou objetivo da investigação, as possíveis soluções do problema ou modos de atingir o objetivo.

A descrição do método e técnicas utilizadas, a análise dos recursos obtidos e uma conclusão que aponte qual hipótese foi verificada experimentalmente, devem constar na elaboração do trabalho de modo organizado.

  1. Os trabalhos devem ser enviados na forma de resumos para o site do Congresso Hupe através do link http://congresso.hupe.uerj.br/.

  2. Os autores poderão inscrever seus trabalhos em uma das QUATRO áreas temáticas abaixo:
    1. Promoção / Prevenção;
    2. Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação em Saúde
    3. Educação, Pesquisa e Gestão;
    4. Políticas Públicas em Saúde.

  3. Os resumos serão enviados POR FORMULÁRIO ELETRÔNICO disponível no site do evento até o dia 1º de agosto de 2017 através de login (CPF) e senha, após a inscrição no evento.

  4. O tema livre pode ser enviado pelo autor principal ou um dos outros coautores, desde que esteja cadastrado no sistema. Para que o resumo seja avaliado, o responsável pela sua inscrição deve ter efetuado o pagamento da respectiva taxa de inscrição no Congresso.

  5. Resumo
    1. O Título deverá conter no máximo 12 palavras e ser escrito em letras maiúsculas.
    2. Será permitido um autor principal e mais cinco (05) coautores participantes do trabalho, totalizando seis pessoas. O primeiro nome do autor deverá ter todo o nome por extenso e os demais autores, o último nome por extenso e os outros, com as iniciais (Ex. Costa RNC; Santos RDE).
    3. O primeiro autor será considerado o autor principal.
    4. O autor principal será informado da aprovação do trabalho e da forma de apresentação (pôster com discussão ou oral na grade), através de correio eletrônico, enviada em tempo hábil.
    5. O texto deverá ser digitado no formulário eletrônico, contendo no máximo 2.500 caracteres, excluindo título do trabalho, nome(s) do(s) Autor(es) e Instituição de origem.
    6. O corpo do mesmo deverá ser dividido em seções com os títulos "Introdução", "Objetivos", "Métodos", "Resultados", "Conclusões" e "Referências". Trabalhos sem resultados claramente descritos não serão aceitos (ex.: "resultados serão discutidos no Congresso").
    7. Relato de Caso deverá conter as sessões Introdução, Relato do Caso, Discussão e Referências.
    8. O Sistema de Envio Eletrônico de Temas Livres não permite anexar vídeo e imagens.

  6. Numeração de Nome dos Autores
    1. No caso de staff (professor, preceptor, profissional de saúde, pesquisador, gestor), colocar após o nome o número 1, entre parênteses (1).
    2. No caso de residente ou especializando o número 2, entre parênteses (2).
    3. No caso de aluno de graduação o número 3, entre parênteses (3).
    4. No caso de aluno da pós-graduação stricto sensu o número 4, entre parênteses (4).

  7. Pôster
    1. Recomenda-se a medida de 1,20m de altura por 0,90m de largura, tolerando-se altura máxima de 1,50m e largura máxima de 0,90m.
    2. O pôster apresentado deverá corresponder ao resumo submetido à Comissão Julgadora.
    3. O título, os autores, as unidades e as instituições deverão ser apresentados no cabeçalho, seguidas dos objetivos, métodos, resultados e conclusões. A fonte deve permitir fácil visualização.
    4. O pôster deverá ser apresentado em cinco minutos, seguidos de dois minutos de debates.
    5. Os pôsteres deverão ser colocados até às 8h e retirados até às 17h, no dia especificado.
    6. Recomenda-se privilegiar figuras, tabelas, quadros ou outras formas didáticas de apresentação que permitam a fácil visualização e compreensão do trabalho. Evite textos longos.
    7. O apresentador deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Congresso e deverá estar presente junto ao pôster no momento do debate, conforme consta do programa.

  8. Temas Livres Orais
    1. Os temas Livres orais deverão ser apresentados em oito minutos, seguidos de cinco minutos de debates.
    2. Limite o número de slides de modo a não ultrapassar o tempo estabelecido.

  9. Comissão Julgadora
    1. A Comissão Julgadora será constituída por membros designados pela comissão de Trabalhos Científicos do Congresso HUPE.
    2. Na avaliação dos trabalhos serão analisados os seguintes itens: (a) Redação e estrutura; (b) Originalidade; (c) Metodologia científica; (d) Resultados; (e) Impacto e relevância do trabalho.

  10. Premiação
    1. Serão agraciados com reconhecimento de mérito Cun Laude até 05 temas livres.
    2. Os trabalhos deverão apresentar os seguintes critérios para premiação: originalidade, adequação científica e conhecimento do tema pelo autor principal.

Realização
/55congressodohupe