Saúde 3D será lançado dia 23

O projeto Saúde 3D será lançado nesta terça-feira, dia 23, antes da cerimônia de abertura do 60º Congresso Científico do Hupe. A iniciativa integra a nova política de inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) apresentada em julho pelos professores que comandam as cinco células do projeto “Integra Uerj”. Na ocasião o grupo apresentou metodologias e estudos de caso que estão desenvolvendo nas áreas de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo / Legislação. Os resultados serão compilados em um documento que seguirá para aprovação no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) em 2023.

A área de Saúde é coordenada pela vice-diretora da Faculdade de Ciências Médicas e presidente do Congresso Hupe 60 anos, Alexandra Monteiro, em parceria com a diretora do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag), Norma Albarello. A célula Saúde 3D vai se concentrar na tecnologia tridimensional, desde a modelagem computacional até a imersão virtual pela realidade aumentada e a impressão de modelos para uso cirúrgico. O laboratório já está em fase final de montagem. Ele fica no Centro de Pesquisa Multiusuário (CePeM) do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Alexandra Monteiro destaca a importância do caráter multidisciplinar da iniciativa. “Eu não tenho como modelar virtualmente sem que esteja com alguém do Desenho Industrial, da Informática, da Computação. Então, essa é uma grande oportunidade de integração para a instituição”, afirma a professora. A impressão 3D permite a confecção de objetos customizados e a produção em pequena escala. O que possibilita a criação de próteses mais adequadas ao paciente e modelos para visualização mais precisos, levando a melhor planejamento e redução do tempo de cirurgias.

O laboratório terá a missão de facilitar o acesso às novas tecnologias, garantindo a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação e a atualização dos profissionais. “Queremos que alunos, professores e trabalhadores da saúde em geral absorvam esse conhecimento e o multipliquem, não só para a comunidade interna, como para a externa, porque a Uerj é muito maior que o espaço físico”, complementa a coordenadora.

O lançamento serás uma cerimônia restrita e deverá contar com a presença da coordadora geral do IntegraUerj e diretora do Departamento de Inovação da Uerj (InovaUerj), Marinilza Bruno de Carvalho, do Diretor geral do Hupe, Ronaldo Damião e do Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe.