Pet-RJ promove dois cursos durante pré-congresso

Nesta segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de agosto, o Programa Estadual de Transplantes (PET) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) trará para o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) dois cursos de capacitação fundamentais para os profissionais da área biomédica. Um é a Capacitação para Determinação de Morte Encefálica (CEME), direcionado para os médicos com no mínimo um ano de experiência com pacientes em coma. O outro é o Curso intermediário sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cadot),voltado para o âmbito multiprofissional. Esta será a primeira vez que estes treinamentos serão realizados no Hupe em uma iniciativa que promete estreitar ainda mais o espaço entre os profissionais em formação e a realidade do cotidiano das grandes emergências e momentos críticos.

A seleção para os dois cursos foi criteriosa. Os candidatos interessados tiveram que preencher os critérios do edital previamente divulgado para poderem participar do ambiente de simulação cuidadosamente montado para o curso. Duas salas com bonecos de estudo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e toda a aparelhagem de uma unidade de tratamento intensivo deverá ambientar os participantes. Além disso, as atividades serão interligadas com transmissão simultânea e aulas entre três auditórios de estudo.  “A lógica da simulação é exatamente colocar o aluno no espaço controlado onde ele fará simulações de casos reais”, define a diretora administrativa e de recursos humanos da Central Estadual de Transplantes, Priscila Paura, que também é uma das instrutoras do curso.

Ambos os cursos terão oito horas de carga horária serão realizados no segundo andar do prédio Cepem (no campus do Hupe).  O acesso será somente para os inscritos.