Com o olhar no futuro, Hupe abre seu 61° Congresso Científico

Com a presença de várias autoridades universitárias e do Estado do Rio de Janeiro, além de diversos pesquisadores em Oncologia, e em um clima de valorização da ciência e foco em uma qualificação cada vez maior, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) abriu oficialmente o seu 61º Congresso Científico.  O evento foi realizado na terça-feira, 22/08/23, no Anfiteatro Ney Palmeiro, no térreo do prédio principal do Hupe.

Todos os presentes expressaram mais que um desejo, na verdade uma certeza de que o congresso se transformará em melhoria substancial para pacientes com câncer e será determinante para a formação de recursos humanos com um olhar mais amplo em Oncologia.

O diretor-geral do Hupe, professor Ronaldo Damião, ressaltou que hoje o hospital é o de maior complexidade no Estado do Rio de Janeiro, realizando aproximadamente 4.500 consultas por dia, disponibilizando 500 leitos à população, realizando de 80 a 100 procedimentos cirúrgicos diários, formando recursos humanos e capacitando profissionais em diversas áreas. “Trabalhando em parceria com a SES-RJ, a SECTI-RJ e a FAPERJ, obtivemos valiosos recursos para adquirir dois aparelhos novos de hemodinâmica, dois tomógrafos, que se somaram a dois aparelhos de ressonância que já existiam, um PET-CT Scan, um aparelho de gama-câmara, um sequenciador genético, dezenas de outros equipamentos, obras no segundo andar do CUCC (Centro Universitário de Controle do Câncer), ampliação de nosso complexo de Oncologia, adquirimos aparelho de braquiterapia, um novo acelerador linear, estamos reformando nossas enfermarias, assim continuando um trabalho que já existia”, listou o diretor-geral do Hupe.

No prosseguimento de sua fala, lembrou ainda outros avanços, como a inauguração do CePeM (Centro de Pesquisa Multiusuário), a finalização do prédio de transplantes e a criação do Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid, que se tornou modelo nacional e internacional. E prosseguiu citando: “Estamos reformando também o nosso prédio dos ambulatórios, retomamos o programa de cirurgias bariátricas, enfim, a expansão do nosso hospital é gigantesca. Mas temos um problema: o hospital está ficando pequeno demais para atender às gigantescas demandas que Estado e Município nos anseiam. Precisamos de mais espaço físico, e aí contamos e aqui solicitamos o apoio de sempre da SES-RJ nesse sentido. E hoje estamos muito felizes em iniciar mais um congresso com um tema extremamente relevante para a sociedade, e que se tornou uma alta demanda com a pandemia”, concluiu o diretor-geral do Hupe.

Planos de expansão

A seguir, o reitor da Uerj, professor Mário Carneiro, saudou a todos e disse: “Sou testemunha da relevância das parcerias da SES-RJ, da SECTI-RJ e FAPERJ para nossa universidade e hospital, o que nos possibilitou uma subida vertiginosa em nossos serviços, em saúde, ensino e pesquisa, à população, avançando de patamar a patamar. E a solidez dessas parcerias nos faz acreditar que podemos realizar nossos planos de expansão, como por exemplo a construção de um edifício-garagem e um novo anfiteatro, com salas de aula, para o Hupe. Tenho certeza que muitas outras notícias boas surgirão para esse hospital fantástico, que tem feito história”, afirmou o reitor da Uerj.

O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, destacou o patamar elevado em que se encontra o Hupe em termos de pesquisa e assistência a pacientes com câncer. “Todos os recursos são muito bem aproveitados pelo hospital em prol de um desenvolvimento científico e de uma assistência de qualidade. Parabéns a todos pelo congresso que, tenho certeza, será um sucesso”, ressaltou.

Olhar para o futuro

Já o subsecretário de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação (da SECTI-RJ) Edgar Leite enfatizou o quanto o Hupe produz em termos de conhecimento em saúde para a sociedade. “Desejo que o congresso possa transformar conhecimento em melhorias substanciais para pacientes com câncer”, salientou.

Doutor Luizinho, secretário de Estado de Saúde-RJ, parabenizou em especial o diretor-geral do Hupe, Ronaldo Damião, pelos esforços incansáveis no desenvolvimento do Hupe”, e reiterou que a SES-RJ será sempre uma parceira nesta jornada. “O Hupe está hoje em um grau de excelência que nos incentiva para novos projetos. Já é o maior hospital do Estado do Rio de Janeiro. Em dez anos, acredito, será o maior do país”, prevê.

Após a fala das autoridades, houve a Conferência Magna com o renomado oncologista Bernardo Garicochea, que falou sobre as novas perspectivas em Oncologia, desde prevenção com vacinas, em fase de testes, até terapias genéticas, na busca de poupar muitas vidas em um futuro próximo. “Para que isso aconteça só depende que façamos as escolhas certas”, concluiu o oncologista.

Compondo a mesa de abertura estavam (da esquerda para direita) Ronaldo Damião, diretor-geral do Hupe-Uerj (ao microfone); Jorge de Carvalho, diretor do Centro Biomédico (CBio-Uerj); Jerson Lima, presidente da Faperj; o secretário de Estado de Saúde do RJ, Doutor Luizinho; o reitor da Uerj, Mário Carneiro, que abriu o congresso; Edgar Leite Neto, subsecretário de Estado de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação (representando a SECTI-RJ); Eliete Bouskela, diretora científica da Faperj; Rui de Teófilo, presidente do Congresso Científico e coordenador de Assistência Médica do Hupe; Fabrício Borges Carrerete, presidente da Comissão Científica do 61º Congresso Científico do Hupe; e Mário Fritsch, diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-Uerj).