Você sabe o que é injúria racial? E racismo, sabe como definir? Discriminações, assédio… termos difíceis, dolorosos até; mas por vezes presentes no cotidiano de pessoas de todas as idades. Porém, nem sempre expressos ou denunciados. Exatamente por isso este tema não poderia ficar de fora da programação do 63º Congresso do Hupe. No último dia do evento, foi realizada a Mesa-Redonda Assédios, Discriminações, Racismo e Injúrias: precisamos falar sobre isso. No centro dos debates, a equipe da Comissão Permanente de Combate aos Assédios, Discriminações, Racismo e Injúria Racial (Cadri), criada há quase dois anos para abrir um diálogo com a própria comunidade uerjiana.
Vale destacar que a Cadri reúne membros de diferentes unidades da Uerj como, por exemplo, a Superintendência de Equidade Étnico-racial e de Gênero (Supeerg), a SGP, representantes das Pró-Reitorias e da Ouvidoria Geral. Na mesa-redonda, o grupo enfatizou o objetivo central que é fortalecer a política institucional de combate aos assédios e discriminações. Neste sentido foram diferenciados os assédios moral (por conduta abusiva de forma física ou psíquica), sexual (constrangimento com intuito sexual) e discriminações (por raça, cor, opção sexual, capacitismo…).
Para Patrícia Santos, superintendente da Supeerg, o fundamental é mostrar que há onde você buscar ajuda e fazer a denúncia. Para ela o principal é empreeender ações educadoras, preventivas e que garantam segurança para quem quiser denunciar, reportar ações deste gênero. “Como é que a gente confia que eu (vítima) vou ter meu lugar sigiloso para as coisas que eu necessito denunciar? Como lidar com estes canais? Esta é uma das principais questões que lidamos hoje na Cadri. Estamos estabelecendo canais de segurança para as pessoas”, destacou a superintendente durante a mesa-redonda.
Para entender bem foi explicado que toda denúncia pode e deve ser feita diretamente pelos canais da Ouvidoria geral, seja por email, whatsapp, telefone ou pessoalmente. A partir de então será gerado um protocolo de acompanhamento, apuração e acolhimento e investigação dos casos reportados. O acolhimento e atendimento a cada caso deve ser personalizado e por isso está descentralizado para melhor atender a todos
Os canais da Ouvidoria são:
WHATSAPP: (21) 2334-0224
TELEFONE: (21) 3950-3355;
E-mail: ouvidoria@uerj.br
Endereço: Uerj –c ampus Maracanã, Bloco D, 2º andar (das 9h às 17h)
Já os centros de acolhimento podem ser acessados nos seguintes setores/canais:
Para estudantes da Graduação – 2334-0983 (PR4)
Para estudantes de Pós-Graduação – 2334-0037/0335 (PR2)
Para Servidores e funcionários extra quadro – atendimento@sgp.uerj.br (SGP)