Inscrições abertas para o 62º Congresso do Hupe

Já estão abertas as inscrições para o 62º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Transplantes – Conectando vidas é o tema desta edição que pretende repetir o êxito dos anos anteriores reunindo mais de 3 mil pessoas. A intensa programação se estende entre 26 e 30 de agosto deste ano, com direito a pré debates já a partir do dia 22 do mesmo mês. O elenco de palestrantes reúne nomes de referência da própria Uerj, do estado do Rio de Janeiro, do país e do mundo. Entre os convidados estão confirmadas as presenças dos cirurgiões José Huynes (Universidade Federal do Ceará), Fabiano Perdigão Cotta (Hôpitaux de Paris/Sorbonne- Paris/França) e o médico Leonardo Riella (Harvard Medical School/EUA), brasileiro que em março deste ano comandou o primeiro transplante de rim de porco, geneticamente modificado, para um paciente vivo. A cirurgia foi um sucesso, o paciente passa bem, já obteve alta e o procedimento é considerado um dos maiores marcos na história da Medicina.

Serão mais de 70 atividades entre mesas-redondas, conferências, minicursos, simpósios, jornadas, roda de leitura, lançamento de livros, apresentação de temas-livres, feira de ligas e espaço cultura e saúde. Além da programação regular, quatro eventos estão integrados ao programa. São eles: o Simpósio 10 anos do Programa de Pós-graduação em Telemedicina e Telessaúde Uerj, a Jornada Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas 89 anos (JAFCM89), a Jornada de Fisioterapia Uerj 2024 e o III Simpósio Alumni FCM.

Trazer para debate pautas atuais e contemporâneas é uma característica do evento. Além das inovações em pesquisa, ensino e formação multidisciplinar, na grade deste ano haverá também um dia dedicado á doação de órgãos, uma das principais questões quando se aborda transplantes. A Comissão Intrahospitalar para Doação de Orgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott-Hupe) está articulando mesas e conferências neste sentido, trazendo a parceria com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e com o Programa Estadual de Transplantes (PET). O PET inclusive trará para o evento quatro cursos capacitadores voltados para profissionais da área de saúde. A opção destas atividades se une a 25 mini-cursos disponíveis para os participantes gratuitamente.

Durante o evento também haverá espaço para discussão de casos de pessoas que foram doadoras de órgãos, ou que receberam doações, ou mesmo que foram transplantadas e são transplantadores como o cirurgião Lúcio Pacheco que atua como cirurgião geral no Hupe. O Hospital vem se consolidando como centro de referência em transplantes no estado e no país. Além de estar credenciado em cinco modalidades de transplantes (córnea, rim, medula óssea, coração e fígado) o hospital se prepara para ancorar um super núcleo de pesquisas em nefrologia e transplantes, que deverá ser inaugurado ainda neste semestre

A participação é aberta a profissionais e estudantes de todas as áreas da Saúde e afins. Os inscritos terão direito a desfrutar de toda a programação (inclusive às transmissões de cirurgias e aulas) e ainda poderão optar por até dois mini-cursos no período pré-congresso. Tudo com emissão de certificados e hora-aula. A programação preliminar já está disponível no site e as inscrições podem ser feitas no mesmo endereço: https://congresso.hupe.uerj.br/. O evento tem cunho internacional mas taxas de inscrição populares que variam entre R$ 100,00 e R$50,00,com direito a descontos para profissionais e alunos associados às instituições apoiadoras. Os interessados nas inscrições de temas livres, devem ficar atentos ao edital a ser lançado dia 29 de abril e com data de início da submissão em 5 de maio. Vale a pena participar!