Curso abordará técnicas cirúrgicas do trato digestivo

O aparelho digestivo é, sem dúvida, um dos principais alvos quando o assunto é tratamento de câncer. Para se ter uma ideia, somente o intestino, com o chamado câncer de cólon, ocupa o terceiro lugar entre as doenças oncológicas mais incidentes no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). São 40 mil novos casos por ano, entre homens e mulheres. Para focar na qualificação de profissionais aptos a lidar com o tratamento destas doenças, o professor Marcos Pitombo, chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hupe, montou o curso Técnica Operatória em Cirurgia Oncológica do Trato Digestivo. A iniciativa faz parte da programação pré-congresso do 61º Congresso do Hupe e está agendada para segunda-feira,  dia 21 de agosto.

Pitombo divide a coordenação do curso com os professores Marco Antonio Corrêa Guimarães Filho e Paulo Cesar de Castro Junior, do Serviço de Proctologia do Hupe. Ele destaca que a proposta é direcionada a estudantes e residentes e se propõe a colocar este público em contato com atuais e novas técnicas usadas no combate e controle de tumores digestivos. “São tratamentos específicos e que requerem conhecimentos aprofundados dos diversos órgãos do trato digestivo incluindo o esôfago, estômago, cólon, fígado, vias biliares e pâncreas”, destaca o cirurgião, ressaltando a importância de cursos com este enfoque.

O curso tem carga horária de sete horas dedicadas à análise de casos e técnicas. Serão três módulos: o primeiro, das 8h30 ás 10h, abordará enfermidades no Esôfago e Estômago. Já das  10h20 às 12h, o tema será Fígado, Vias Biliares e Pâncreas; na parte da tarde, a partir das 13h, o enfoque será nos tumores da área Colorretal.

As inscrições devem ser feitas pela plataforma/ site do evento em:  www.congresso.hupe.uerj.br.  Somente os inscritos, e com presença registrada no dia, terão certificação garantida. Vale ficar atento e não perder a oportunidade, pois as vagas são limitadas.