Confirmada mais uma edição do Espaço Saúde e Cultura e a participação de Leonardo Riella na conferência de premiação

Mais de mil participantes inscritos e cinquenta por cento dos cursos pré-congresso com lotação esgotada. Estas são marcas atingidas pelo 62 Congresso Científico do Hupe, Transplantes – Conectando Vidas. Há 55 dias do início das atividades do evento, que reunirá especialistas de diferentes partes do estado, do país e do mundo, o Congresso confirma o nome do cirurgião Leonardo Riella para a conferência magna de encerramento e garante a programação de mais uma atividade aberta: O Espaço Saúde e Cultura. Este ano, uma tenda armada no estacionamento do campus do Hospital Universitário será palco para rodas de leitura e tardes de autógrafos com acadêmicos renomados, atividades de extensão, feira de ligas e estandes de instituições parceiras e patrocinadores, além da exposição de mais de 300 trabalhos de temas livres. Para quem ainda não se inscreveu, a oportunidade ainda está aberta no site do  evento:  https://congresso.hupe.uerj.br/

XENOTRANSPLANTE – As inovações em transplante, da tolerância ao xenotransplante é o tema da conferência magna de encerramento que será ministrada pelo cirurgião e nefrologista Leonardo Riella, no dia 30 de agosto. O médico brasileiro coordenou o primeiro transplante de um rim de animal (porco) para um humano vivo. O feito, ocorrido em março deste ano, foi algo inédito e marcou a história dos transplantes. Riella é professor associado e diretor de transplante de rim do Massachusetts General Hospital, o maior hospital-escola da Faculdade de Medicina de Harvard, e lidera a cadeira acadêmica em transplante Harold and Ellen Danser Endowed Chair in Transplantation. A conferência será no anfiteatro Ney Palmeiro, às 15h30. A participação será aberta a todos os congressistas.

SAÚDE E CULTURA – Pelo segundo ano consecutivo, o Congresso do Hupe terá uma área de integração, confraternização e ações de humanização aberta para diferentes atividades. Trata-se do Espaço Saúde e Cultura que estará ancorado em uma tenda com cerca de 400 metros quadrados que receberá estandes, painéis de trabalhos de temas livres e um palco térreo para atividades de extensão e tarde de autógrafos de obras de professores ligados à área de Saúde. Entre os livros estarão os da série Rotinas Hospitalares, lançados pelo Núcleo de Publicações da Comissão Científica Pedro Ernesto (Cocipe) e obras como o livro Incontinência Urinária no Adulto, dos urologistas Fabricio Borges Carrerette e Ronaldo Damião, Pró-reitor de Saúde da Uerj.

No espaço também haverá estandes dedicados a Práticas de Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) com massagem e Reiki à disposição dos participantes do evento. Além disso, o local também sediará rodas de conversa sobre temas como Os Rumos do Ensino na área de Saúde, reunindo representantes de associações profissionais, e Saúde e família, reunindo familiares de pacientes abordando a importância do apoio familiar em momentos de doença. Ações como Quizz e Feira de Ligas também movimentarão a programação que se estenderá de 26 a 30 de agosto, começando com a exposição de temas livres da Jornada Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj.