Apresentação
Transplantes. Desde os primeiros procedimentos de órgãos transplantados até as tecnologias emergentes com órgãos biologicamente modificados, esta palavra tem sentido de vida para mais de um milhão de pessoas.
É pensando neste público que o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) tem avançado como centro de referência no Rio de Janeiro na realização e pesquisa de transplantes hepáticos, renais, de córnea, de coração e de medula óssea. Para debater sobre os avanços e as perspectivas que o futuro reserva na área destes procedimentos de alta complexidade o Hupe realizará, de 26 a 30 de agosto de 2024, o 62º CONGRESSO CIENTÍFICO DO HUPE. O evento tem como tema título: TRANSPLANTES CONECTANDO VIDAS. Durante cinco dias, o público participante poderá aproveitar um vasto panorama de discussões multiprofissionais, que irão desde a doação de órgãos até os procedimentos cirúrgicos com órgãos artificiais e bioengenharia. Convidados de todo o país e do cenário internacional estarão participando dos debates e discussões.
Com público estimado em mais de 2 mil pessoas, o Congresso se estabelecerá mais uma vez como uma plataforma para o diálogo e a troca de ideias entre profissionais e estudantes dedicados a impulsionar os tratamentos e estudos na área de transplantes e afins.
A Comissão científica está empenhada em preparar uma programação preliminar de alta qualidade envolvendo conferências, mesas redondas, discussão de casos, cursos, jornadas e simpósios.