Transplantes- Conectando vidas. Este é o tema que irá movimentar os cinco dias do 62º Congresso Científico do Hupe a partir desta segunda-feira, dia 26. Uma programação intensa de conferências, mesas redondas e atividades culturais se estenderá até sexta-feira, dia 30 de agosto. Mais de 2 mil participantes estarão circulando pelas quatro plenárias no campus do Hospital, em Vila Isabel. Este ano a novidade fica por conta do Espaço Cultura e Saúde que estará ancorado em uma bela tenda de 30 mx 10m na área do estacionamento da unidade. Outro destaque é o elenco de palestrantes com especialistas do estado, do país e do cenário internacional nos diferentes tipos de transplante. A cerimônia de abertura já demonstra o potencial do evento trazendo o nome do médico e escritor Drauzio Varela para a aula magna no dia 27, ás 14h.
CURSOS – Os dois primeiros dias de atividades, 26 e 27, serão direcionados aos cursos pré-congresso. Este ano são 38 minicursos de 4, 6, 8 ou 12 horas de carga horária. A maioria deles coordenados por profissionais do próprio Hupe (em áreas como Enfermagem, Medicina, Nutrição, Fisioterapia e outras). O Congresso também abriu espaço para quatro cursos promovidos pelo Programa de Transplantes, da Secretaria de Saúde do Estado (SES-RJ), voltados para capacitação e treinamento na área de doação de órgãos. A adesão foi total e todos os cursos já começarão segunda-feira com lotação esgotada.
JAFCM89– Dia 26 de agosto também se destaca dois eventos integrados à programação do Congresso. O primeiro é a Jornada Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas – 89 anos (JAFCM89) voltado para discentes e docentes do FCM. O evento é a maior amostra da produção acadêmica e científica da unidade. A cerimônia de abertura contará com uma palestra da presidente da Academia Brasileira de Medicina (ABM), Eliete Bouskela, às 9h, no anfiteatro Ney Palmeiro.
Dez anos de Saúde Digital – O outro evento agendado para o dia 26 é o Simpósio 10 anos do Programa de Pós-graduação Telessaúde e Saúde Digital Uerj. A atividade será no auditório do CePeM, e comemorará uma década de formação deste que é um dos principais programas na área de inovação em Saúde.
AULA MAGNA E ABERTURA
No dia 27, está agendada a aula magna com o médico Drauzio Varela. Escritor de mais de 10 obras, entre elas Estação Carandiru e Por um fio, o oncologista e pesquisador irá expor um pouco da sua experiência na área de saúde. A conferência será precedida da cerimônia solene de abertura com a presença de autoridades institucionais e pesquisadores de todo o Brasil. Estão confirmadas as presenças da Secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Claúdia Mello, do presidente da Faperj, Jerson Lima, da Presidente da ABM, Eliete Bouskela e outras autoridades e pesquisadores em Transplantes. A abertura será transmitida pelo canal do Hupe no YouTube @hupehospital.
TEMAS LIVRES
Este ano, foram inscritos 152 trabalhos de temas livres para o 62º Congresso. A maior parte na área de tipos de transplante, terapia intensiva e enfermagem. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão multidisciplinar e selecionados para apresentação em pôsteres nos dias 28 e 29. Vinte e quatro trabalhos foram escolhidos para apresentação oral. Destes, 5 serão apontados como os melhores desta edição e serão premiados. O melhor trabalho ganhará o Prêmio Pedro Ernesto, já tradicional condecoração aos temas livres do Congresso.
A edição 62º se encerra no dia 30, com a participação do médico Leonardo Riella, da universidade de Boston. O cirurgião brasileiro coordena a equipe de transplantes da instituição americana e foi o primeiro a fazer uma cirurgia transplantando um órgão de um porco (geneticamente modificado) para um humano. A palestra dele será sobre xenotransplantes e será no Anfiteatro Ney palmeiro, às 15h.
Após a entrega dos troféus, palestrantes, conferencistas e toda a comunidade poderão participar do pocket show de MPB, já lançando a expectativa para a edição 2025 do evento.
Para saber mais sobre a programação acesse: www.congresso.hupe.uerj.br