Durante o XXXII Congresso Brasileiro de Nefrologia, a ser realizado de 25 a 28 de setembro deste ano, na cidade de Salvador-BA, será lançado o “Prêmio Edison da Creatinina”, criado para homenagear gestores públicos e/ou parlamentares que tenham contribuído para o progresso da Nefrologia brasileira com políticas de saúde pública para prevenção e diagnóstico de doenças renais e promoção da saúde dos rins.
O prêmio prestigia o médico nefrologista Edison Souza, um dos profissionais mais respeitados e queridos da Nefrologia brasileira, que há 40 anos atua nos quadros do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj); além de ser uma valorização do trabalho de todos os nefrologistas do Brasil.
Estudos e perseverança
O médico e professor Edison Souza nos lembra que, durante sua caminhada como nefrologista, se convenceu de que a creatinina era – e continua sendo – o melhor marcador da função renal; porém, constatou, também, que muitos colegas não consideravam sua importância.
Então, tomou para si a missão de divulgar essa sua convicção. Através dessa cruzada, foram originados muitos debates e discussões, discordâncias, mas também aplausos para o profissional, por sua dedicação, estudos e perseverança. “Nestes tantos anos de Hupe/Uerj, fui mais aluno que professor. Mais aprendi do que ensinei, e me orgulho por ter ajudado a formar muitos profissionais, que saíram de sala com uma camiseta gravada ‘creatinina’. O prêmio da Sociedade Brasileira de Nefrologia me alegra e faz valer todo o esforço: ‘creatinina, direito de todos’”, conclui Edison da Creatinina.