Corpo, sociedade e meio ambiente: a construção de uma saúde única
• Prazo para envio dos resumos: 19/05/2025 a 16/06/2025
• PRAZO PRORROGADO para envio dos resumos: 30/06/2025
• Divulgação do resultado da avaliação: a partir de 25/07/2025
• Avaliação dos trabalhos pela Comissão de Temas Livres: 20/06 a 20/07/2025
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS – TEMAS LIVRES
O resumo poderá ser enviado pelo autor principal ou por um dos coautores que deverá estar inscrito na Jornada Acadêmica FCM 90. Todos os autores deverão ser obrigatoriamente estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj.
São elegíveis para submissão: alunos de graduação (monitoria, estágio interno ou externo, iniciação científica ou iniciação tecnológica), pós-graduação Stricto Sensu (mestrado acadêmico/profissional ou doutorado) e pós-graduação Lato sensu (residência médica ou especialização) da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ*. *Atenção: Não serão aceitos resumos de outras faculdades ou instituições, que não sejam de alunos da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Os resumos serão automaticamente desclassificados.
O envio do resumo será realizado, exclusivamente, pela plataforma do evento;
No site do evento, acesse a área restrita, aba “Inscrições”, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos;
Clique no menu “Submissões” e selecione a aba “Submeter”;
Siga as instruções da tela, fornecendo os dados solicitados. Preencha todos os campos do formulário eletrônico;
No ato de submissão do trabalho, deverá ser indicado o nome do autor principal, o nome do apresentador do trabalho, e confirmar que sua afiliação seja a Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (graduação ou pós-graduação);
No ato de submissão do trabalho, deverá ser indicado o nome do autor apresentador – sendo permitido que este seja o autor principal ou um dos coautores;
Antes de submeter o seu resumo, revise-o com atenção. Não serão permitidas alterações após a submissão dos trabalhos científicos;
Ao submeter o trabalho, os autores assumem o cumprimento da legislação e normas éticas que regem a pesquisa envolvendo seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e Comitê de Ética no uso de Animais;
Após a submissão do resumo, todos os autores cadastrados receberão e-mail automático de confirmação. Caso não o receba, entre em contato por e-mail com a organização do evento.
NORMAS PARA PREPARAÇÃO DOS RESUMOS – TEMAS LIVRES
Os resumos devem ser enviados somente em português, conforme as regras vigentes da língua escrita;
Os resumos submetidos deverão consistir em trabalhos originais em andamento ou concluídos, na forma de: resumos científicos, relato de caso ou relato de experiência;
Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura ou projetos ainda não iniciados;
O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado. Este deverá conter, no máximo, 250 caracteres com espaços e ser escrito em letras maiúsculas;
O autor principal deverá ser listado como o primeiro autor. O orientador do trabalho deverá ser listado como o último autor;
O nome do autor apresentador deverá ser indicado;
Será permitido um total de até dez (10) autores, incluindo o autor principal e orientador;
O texto do trabalho deverá ser digitado em corpo único, com limite máximo de 2500 caracteres com espaços (não inclui título, autoria/afiliações), e deverá ser estruturado conforme a seguir:
Resumo Científico: “Introdução”, “Objetivo”, “Metodologia”, “Resultados” e “Conclusão”.
Relato de Caso: “Introdução”, “Apresentação do Caso” e “Discussão”.
Relato de Experiência: “Introdução”, “Objetivo”, “Desenvolvimento da Experiência” e “Conclusões”.
Não incluir figuras, tabelas ou referências bibliográficas no resumo;
Não é necessário incluir referências bibliográficas no resumo;
Resultados baseados em afirmações como “dados ainda não coletados”, “resultados serão apresentados”, “análises ainda não iniciadas” não serão considerados para avaliação. Estudos em andamento podem apresentar resultados preliminares. As conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados no resumo;
Não serão permitidos nomes comerciais, apenas os nomes genéricos de drogas, e escritos em letras minúsculas;
Caso o trabalho tenha recebido fomento de alguma agência de pesquisa (CNPq, FAPERJ, etc.), esta informação obrigatoriamente deve constar no pôster/ apresentação oral.
INSTRUÇÕES PARA TRABALHOS APROVADOS
Modalidade Apresentação Oral:
Prepare sua apresentação oral para o tempo máximo de sete (07) minutos;
O arquivo de Apresentação Oral deverá ser confeccionado em formato de slidesPowerPoint utilizando o template da Jornada, disponibilizado AQUI;
Para melhor identificação, pedimos inserir no 1º slide de apresentação do trabalho: código do resumo, título completo do trabalho, autores e local de realização.
A apresentação deverá, obrigatoriamente, conter a estrutura discriminada no item 9, a, b e c das Normas para Preparação de Resumos – Temas Livres. E.g.: Resumo científico Introdução, Objetivo principal, Metodologia, Resultados e Conclusão. Figuras/imagens, tabelas e gráficos são incentivados;
O autor apresentador deverá estar presente na sala, pelo menos, 30 minutos antes do início da respectiva sessão, de forma a permitir a realização de testes de som e upload de sua apresentação;
A agenda de apresentações será organizada pela Comissão Científica e seguirá o cronograma do evento, o qual será disponibilizado no site;
O autor deverá estar disponível dentro do período integral da respectiva sessão para responder às perguntas do moderador e dos participantes.
Modalidade Pôster Impresso:
O pôster deverá ser confeccionado utilizando o template da Jornada, disponibilizado AQUI;
Medidas para confecção e impressão do pôster: 1,20m (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90m (noventa centímetros) de LARGURA;
O tamanho e tipo da fonte, assim como o estilo do pôster estarão a critério dos autores, devendo permitir fácil visualização. Evite textos longos;
O pôster apresentado deverá corresponder ao resumo submetido e aprovado pela Comissão Avaliadora;
Para melhor identificação, inserir o código do resumo, título completo, autores e afiliações no cabeçalho do pôster;
É incentivada a inclusão de imagens, figuras e tabelas no pôster impresso, desde que devidamente acompanhadas por legenda e autoria;
Caso o trabalho tenha recebido fomento de alguma agência de pesquisa (CNPq, FAPERJ, etc), esta informação obrigatoriamente deve constar no pôster/ apresentação oral.
Não será permitida qualquer forma de identificação dos participantes da pesquisa ou estudo e o uso de imagens (fotos, exames, etc.) devendo estas garantir o anonimato;
Os pôsteres deverão ser fixados nos locais determinados pela Comissão Organizadora, seguindo o cronograma do evento disponibilizado no site;
Os pôsteres devem ficar afixados de 8:00 às 16:00h (não devem ser retirados após a apresentação do mesmo, permanecendo até o fim do dia).
A Comissão Organizadora não fornecerá cordinha ou fita adesiva para fixação do pôster;
O pôster deverá ser apresentado em cinco (05) minutos, seguidos de dois (02) minutos de debate com o avaliador, caso seja solicitado;
O apresentador deverá estar presente junto ao pôster durante o cronograma estabelecido;
A confecção do pôster impresso é de responsabilidade do autor que vai expor (apresentar o trabalho) durante o evento;
Os pôsteres não removidos dentro do período determinado pela organização do evento serão descartados.
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO
A Comissão Avaliadora será constituída por membros designados pela Comissão Científica da Jornada Acadêmica da FCM;
A Comissão Avaliadora reserva-se ao direito de decidir entre apresentação oral ou pôster;
Na avaliação dos trabalhos serão considerados os seguintes itens: redação e estrutura, originalidade, metodologia científica, resultados, impacto e relevância em estratégias de saúde;
PUBLICAÇÃO
Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do evento, publicado pela Editora FCM.
CERTIFICADO
Após o congresso, os certificados eletrônicos serão disponibilizados na plataforma de inscrição e submissão de trabalhos, mediante presença no evento. Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar o menu “Certificados”, localizado na área restrita do evento;
Não serão emitidos certificados a trabalhos não apresentados.
O evento será um ponto de encontro para a troca de conhecimento, networking qualificado e colaboração entre ciência e prática. Se você trabalha com saúde, pesquisa, tecnologia, gestão ou políticas públicas, este congresso é para você.