INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS – TEMAS LIVRES
- O resumo poderá ser enviado pelo autor principal OU por um dos coautores, contanto que este esteja inscrito no evento.
- O envio do resumo será realizado EXCLUSIVAMENTE pela plataforma do evento;
- No site do evento, acesse a área restrita “Inscrições” utilizando seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Após o login, novos menus serão exibidos.
- Clique no menu “Submissões” e selecione “Submeter”.
- Siga as instruções apresentadas na tela, fornecendo todos os dados solicitados nos campos do formulário eletrônico.
- Durante a submissão, informe o nome do autor principal (primeiro autor), sua afiliação (instituição de origem) e categoria profissional.
- Também durante a submissão, indique o nome do autor que apresentará o trabalho. O apresentador poderá ser o autor principal OU um dos coautores.
- ATENÇÃO: Revise o seu resumo cuidadosamente antes de submetê-lo. Alterações serão permitidas SOMENTE até o prazo final de envio dos trabalhos científicos.
- Ao submeter o trabalho, os autores declaram estar em conformidade com a legislação e normas éticas que regem a pesquisa envolvendo seres humanos e animais, incluindo a aprovação pelos respectivos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP e CEUA).
- Após a submissão do resumo, todos os autores cadastrados receberão um e-mail automático de confirmação. Caso não recebam a confirmação, entrem em contato com a organização do evento por e-mail.
ÁREAS TEMÁTICAS
- Promoção de Saúde e Longevidade
Prevenção do envelhecimento, atividade física, nutrição, espiritualidade, bem-estar, vacinação, fonoaudiologia, segurança do paciente e prevenção de quedas, etc.
- Cuidado Clínico e Abordagens Terapêuticas em Geriatria
Síndromes geriátricas, manejo de doenças crônicas, farmacologia e desprescrição medicamentosa, fonoaudiologia, reabilitação e funcionalidade, etc.
- Aspectos Psicossociais do Envelhecimento
Saúde mental, bem-estar psicológico e qualidade de vida, envelhecimento e desigualdades sociais, direitos do idoso, inclusão e etarismo, relações interpessoais, sexualidade e espiritualidade, etc.
- Inovação e Tecnologia em Gerontologia
Telemedicina e saúde digital para idosos, tecnologias assistidas e adaptações ambientais, pesquisa em genómica, medicina de precisão e envelhecimento celular, cirurgia minimamente invasiva e robótica na geriatria, etc.
- Organização do Cuidado e Políticas de Saúde para o Idoso
Modelos de atenção à saúde do idoso, cuidado interdisciplinar e redes de apoio ao idoso/cuidador, políticas públicas, gestão em saúde e formação de profissionais em geriatria/gerontologia, cuidados paliativos e finitude, etc.
NORMAS PARA PREPARAÇÃO DOS RESUMOS – TEMAS LIVRES
- Os resumos devem ser enviados EXCLUSIVAMENTE em português, seguindo as normas vigentes da língua
- Os resumos submetidos devem apresentar trabalhos originais, em andamento ou concluídos, nas seguintes modalidades: resumo científico, relato de caso ou relato de experiência.
- Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura (exceto revisões sistemáticas e metanálises) ou projetos ainda não iniciados (ou seja, sem resultados).
- O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com o máximo de 250 caracteres com espaços. O título deve ser escrito em LETRAS MAIÚSCULAS.
- O autor principal deverá ser listado como o primeiro autor. O orientador do trabalho deverá ser listado como o último autor.
- O nome do autor que apresentará o trabalho deverá ser indicado.
- Será permitido um total de até dez (10) autores do resumo, incluindo o autor principal e o orientador.
- As informações de afiliação (instituição de origem) e a respectiva categoria profissional de cada autor (staff: docente, preceptor, profissional de saúde, gestor, residente ou especializando; aluno de graduação; aluno de pós-graduação stricto sensu) deverão ser indicadas no formulário de submissão.
- O texto do resumo deverá ser digitado em corpo único, com limite máximo de 2500 caracteres com espaços (não incluindo o título, autoria/afiliação), e deve seguir a seguinte estrutura:
- Resumo Científico: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusões
- Relato de Caso: Introdução, Apresentação do Caso e Discussão.
- Relato de Experiência: Introdução, Objetivo, Desenvolvimento da Experiência e Conclusões.
- Não inclua figuras, tabelas ou referências bibliográficas no resumo.
- Resultados baseados em afirmações como “dados ainda não coletados”, “resultados serão apresentados” ou “análises ainda não foram iniciadas” não serão considerados para avaliação. Estudos em andamento podem apresentar resultados preliminares. As conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados no resumo.
INSTRUÇÕES PARA TRABALHOS APROVADOS
Modalidade: Apresentação Oral
- Prepare sua apresentação oral para o tempo máximo de sete (07) minutos.
- O arquivo da Apresentação Oral deverá ser criado em formato de slides PowerPoint, utilizando o template oficial do evento disponibilizado AQUI.
- Para facilitar a identificação, solicitamos inserir no 1º slide da apresentação: o código do resumo, o título completo do trabalho, os nomes dos autores e o local de realização da pesquisa/estudo.
- A apresentação deverá conter, obrigatoriamente: Introdução, Objetivo Principal, Metodologia, Resultados e Conclusão. A inclusão de figuras, imagens, tabelas e gráficos é incentivada.
- O autor apresentador deverá estar presente na sala da respectiva sessão com, no mínimo 20 minutos de antecedência para permitir a realização de testes de som e o carregamento (upload) da sua apresentação.
- A agenda de apresentações será organizada pela Comissão de Temas Livres e seguirá o cronograma oficial do evento, o qual será divulgado no site.
- O autor apresentador deverá estar disponível durante todo o período da sessão para responder às perguntas dos moderadores e participantes.
Modalidade: Pôster Impresso
- A confecção e impressão do pôster são de total responsabilidade do autor que fará a exposição (apresentação do trabalho) durante o evento em cronograma a ser divulgado.
- O pôster deverá ser confeccionado utilizando o template oficial do evento disponibilizado AQUI e a impressão deverá seguir as medidas: 1,20, (um metro e vinte centímetros) de ALTURA por 0,90m (noventa centímetros) de LARGURA.
- O tamanho e tipo da fonte, assim como o estilo visual do pôster ficam a critério dos autores, mas devem garantir fácil visualização e compreensão. Evite textos longos.
- O pôster apresentado deverá corresponder ao resumo submetido e aprovado pela Comissão Julgadora de Temas Livres.
- Para melhor identificação, solicitamos inserir o código do resumo, o título completo, os nomes dos autores e as afiliações no cabeçalho do pôster.
- A inclusão de imagens, figuras e tabelas no pôster impresso é incentivada, desde que acompanhadas de legendas claras e concisas.
- Não será permitida a identificação dos participantes da pesquisa ou estudo de nenhuma forma. O uso de imagens (fotos, exames, etc,) deve garantir o anonimato dos participantes, sendo o consentimento prévio e por escrito para compartilhamento dessas imagens de participantes, mesmo que anonimamente, de responsabilidade exclusiva dos autores.
- Os pôsteres deverão ser fixados nos locais determinados pela Comissão Organizadora, seguindo o cronograma do evento divulgado no site.
- A Comissão Organizadora não fornecerá materiais como cordinha ou fita adesiva para a fixação dos pôsteres.
- A apresentação do pôster deverá ser realizada em cinco (05) minutos, seguidos de dois (02) minutos de debate com o avaliador, caso seja solicitado.
- O apresentador deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no evento e permanecer junto ao pôster, identificado pela credencial do Congresso, durante o período determinado no cronograma.
- Os pôsteres que não forem removidos dentro do período determinado pela organização do evento serão descartados.
COMISSÃO JULGADORA DE TEMAS LIVRES
- A Comissão Julgadora será composta por membros designados pela Comissão Científica do Congresso HUPE.
- A Comissão Julgadora reserva-se o direito de decidir a modalidade de apresentação (oral ou pôster) de cada trabalho.
- Na avaliação dos trabalhos, serão considerados os seguintes critérios: redação e estrutura, originalidade, metodologia científica, resultados, impacto e relevância para as estratégias de saúde.
- A Comissão julgadora selecionará os melhores pósteres e as melhores apresentações orais.
PREMIAÇÃO
- Os três (03) melhores pôsteres e as cinco (05) melhores apresentações orais serão agraciados com reconhecimento de mérito na cerimônia de encerramento do congresso, no dia 29 de agosto de 2025 (sexta-feira).
PUBLICAÇÃO
- Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Congresso HUPE, como suplemento do Journal of Health and Medical Sciences (Revista HUPE).
CERTIFICADO
- Após o congresso, os certificados eletrônicos de participação serão disponibilizados na plataforma de inscrição e submissão de trabalhos, mediante comprovação de presença durante a apresentação dos trabalhos (oral ou pôster).
- Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar o menu “Certificados” na área restrita do evento.
- Não serão emitidos certificados para trabalhos não apresentados.