Gratidão cunhada em moeda

Peças em homenagem aos trabalhadores da Saúde de diferentes partes do mundo integram a inédita exposição histórica que faz parte da programação dos 60 anos do Hupe

País: Malta. 2020

De 22 a 26 de agosto, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) irá sediar a primeira exposição numismática (de moedas) em homenagem a ação dos trabalhadores de Saúde do mundo inteiro durante a pandemia. Peças da Itália, Croácia, Paraguai, San Marino, Bélgica, Malta e mais outras 20 nações compõem a Mostra “Da Pandemia da Covid-19 aos Bancos Centrais”. São moedas cunhadas por países que decidiram marcar em um símbolo nacional e de forma histórica a gratidão por quem esteve no combate ao coronavírus nos últimos dois anos. A exposição é inédita no Brasil e abre as comemorações dos 60 anos do Hospital Universitário como parte da programação do 60º CONGRESSO CIENTÍFICO DO HUPE.  O debate pelo enfrentamento à própria Covid elegeu também o tema central do evento que é: Doenças Infecciosas e o Impacto na Sociedade.

A EXPOSIÇÃO – A curadoria da mostra é do numismata (colecionador de moedas), médico urologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj (FCM-UERJ), Eloísio Alexsandro, que coletou peças comemorativas deste período em todos os continentes. Porém há ausências como a de uma peça simbolizando a gratidão brasileira, já que o Brasil é um dos países que não cunhou esta homenagem.  Alexsandro explica que todas as moedas do gênero devem passar por trâmite para serem cunhadas. O primeiro passo é sempre uma proposta que deve ter a aprovação do Legislativo de cada país. A partir daí a peça poderá ser produzida pelo Branco Central em tiragem limitada. O que as tornam históricas, muitas vezes raras e valiosas. “Por isso nosso cuidado com esta coleção” arremata o colecionador adiantando que, além de exibi-las, irá também explicar um pouco da história que levou à cunhagem delas.

A mostra estará ancorada no Corredor Cultural Professora Edna Ferreira da Cunha, no térreo do do Hupe-Uerj, das 8h às 17h. O Hospital fica na Boulevard 28 de setembro, 77, em Vila Isabel. Confira toda a programação do Congresso Científico que receberá esta exposição em: www.congresso.hupe.uerj.br.

País: Itália (2021)

 

País: Polônia