Curso de Posição Prona destaca qualificação profissional evidenciada durante alta da Covid-19

Fisioterapeutas. Esta classe de profissionais altamente exigidos durante a alta da Covid-19, e especialmente no Pós-Covid, terão a oportunidade de destacar ainda mais a importância da qualificação durante o CURSO TEÓRICO-PRÁTICO EM POSIÇÃO PRONA EM PACIENTES COM SDRA (Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo), que está com inscrições abertas e será realizado no dia 24 de agosto. A coordenação do curso está com a fisioterapeuta e também tutora da Residência em Fisioterapia do Hupe-Uerj, Mônica Ramos.

“A posição PRONA é a primeira linha de tratamento da SDRA que é uma síndrome dos pacientes com Covid grave. Esta posição melhora a oxigenação dos gravemente enfermos. Foi o posicionamento mais freqüente que usamos durante a alta da Covid. No Hupe, durante a pandemia, nós pronamos mais de um mil pacientes ”, relembra Mônica.

A especialista esteve à frente da equipe de Fisioterapia do Hupe no início de 2020 e acompanhou toda a adaptação dos profissionais diante de uma doença agressiva e desconhecida. Ela ressalta que a atuação da equipe Hupe, na época, se destacou exatamente pelo domínio da técnica do Prona. “Nós já fazemos há tempos um curso tradicional com os residentes da terapia intensiva. Com a pandemia, vimos o quanto este curso teórico pratico  é fundamental e imprescindível. Um dos pressupostos da posição Prona é a equipe bem treinada. Pois este é um procedimento que pode ser inseguro sem um especialista qualificado”, enfatiza. Para quem quiser aproveitar a oportunidade, vale fazer a inscrição neste curso o quanto antes, pois as vagas são limitadas.